As vendas do setor atacadista, que atende mais de 1 milhão de pontos de venda todos os dias em todos os municípios brasileiros, aumentaram 18,7% nos primeiros cinco meses de 2023 em relação ao mesmo período do ano passado.
Os dados foram obtidos do termômetro ABAD NielsenIQ divulgado pela Associação Brasileira de Distribuidores Atacadistas.
Olhando apenas para maio de 2022, as vendas da indústria aumentaram em média 17,3%.
Na análise mensal, o termômetro ABAD NielsenIQ aponta alta de 20,2% em maio em relação a abril.
A evolução positiva do setor atacadista coincide com a recuperação pós-pandemia e é a principal base de comparação.
“Durante os primeiros três meses de 2022, o mercado ainda foi afetado pela COVID-19.
Portanto, esta comparação mostra que as pessoas estão voltando à vida social, claro, ao trabalho e às compras, e ao trabalho fora de casa.
Estamos vendo crescimento muito forte devido ao aumento do consumo”, explica o presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini.
Outro ponto a destacar é que o volume de todas as cestas, exceto Bazar, aumentou no período de análise. O maior crescimento foi registrado em fumo (8,3%), seguido por bebidas (4,8%) e higiene e beleza (3,6%).
Entretanto, os dados mostram que o valor está a aumentar mais do que a quantidade devido aos aumentos de preços.
Isto significa que o sector da limpeza, que teve uma variação de preços superior a 20% no período em análise, foi o cabaz de compras com maior aumento de valor (21,9%).
Em seguida, higiene e beleza cresceram 19,1% com variação de preços de 15,4%, seguida de crescimento de 18,5% e variação de preços de 13%.
ABAD O Termômetro NielsenIQ reporta informações de uma pesquisa realizada pela ABAD com aproximadamente 50 atacadistas e varejistas e faz comparações entre períodos selecionados com base nos dados declarados.